BC do Peru eleva taxa de juros de 4% para 4,25%

O Banco da Reserva do Peru elevou sua taxa de juros nesta quinta-feira em 25 pontos-base, para 4,25%, o terceiro mês seguido de aperto da política monetária.

A decisão do banco central de aumentar a taxa segue uma ligeira alta da inflação no mês assado, em decorrência aos preços mais elevados de comida e energia. A inflação de 12 meses do país em janeiro foi de 4,6%. A autoridade monetária pretende manter a inflação dentro de uma faixa de 1% a 3%.

Analistas já esperavam uma elevação de juros por causa da inflação, bem como um fortalecimento da economia peruana, recentemente.

O Banco de Crédito, o maior banco do país, disse nesta semana que espera que a economia peruana tenha crescido 5,5% em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A instituição afirmou que a inflação permaneceria numa faixa de 4,5% a 5% durante o primeiro trimestre deste ano.

Segundo o BC, a inflação tem sido conduzida por fatores temporários de fornecimento, além da depreciação do novo sol na comparação com o dólar. Nos últimos 12 anos, o sol se enfraqueceu 14% diante da moeda norte-americana.

A autoridade espera que a inflação convirja gradualmente para sua meta e que o crescimento econômico deste ano deve ficar próximo ao potencial, que os economistas dizem ser de 4% a 4,5%.

Em dezembro e janeiro, o BC aumentou sua taxa em 25 pontos base por mês, por conta das preocupações com a inflação.

A economia peruana tem sido afetada pelos preços baixos das commodities, que afetaram os investimentos. No entanto, o crescimento tem acelerado nos últimos meses, graças a abertura de novas minas, que impulsionaram a produção. O Peru é um dos maiores produtores de cobre do mundo.

É provável que a economia tenha crescido cerca de 2,5% em 2015, de 2,4% em 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo