Correndo o mundo

Mais um australiano é diagnosticado com zika vírus

Um australiano adulto do oeste do país recentemente voltou da América Central e foi diagnosticado com zika vírus, afirmaram autoridades do setor de saúde. Em comunicado, o Departamento de Saúde da Austrália Ocidental disse que houve 23 casos do vírus registrados na Austrália desde 2012 e que todas as pessoas foram infectadas no exterior.

O mais recente diagnóstico é o segundo já registrado na Austrália Ocidental, após um único caso nesse Estado no ano passado. O Departamento de Saúde recusou-se a especificar o gênero do adulto recentemente infectado, apenas informando que não se trata de uma grávida.

O vírus zika raramente é fatal e é em geral tratado com repouso e consumo de líquidos. Os australianos do oeste do país que não haviam recentemente viajado para um país afetado pelo vírus não corriam risco, disse o professor Tarun Weeramanthri, secretário de Saúde estadual.

“A infecção por zika é transmitida apenas pelos mosquitos Aedes e não pelo contato entre humanos, exceto possivelmente, muito raramente, no contato sexual”, disse ele. Como os mosquitos Aedes não são encontrados no Estado, não há risco reconhecido de que o vírus se dissemine na região, completou ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo