Negociações Entre UE e Reino Unido podem ir além de fevereiro

As negociações entre o governo britânico e seus parceiros da União Europeia sobre uma aproximação do país com o bloco permanecem “no ponto de partida do processo” e poderiam ir além de fevereiro, disse a Comissão Europeia nesta segunda-feira.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e sua equipe passaram boa parte dos últimos dias negociando com altos funcionários da União Europeia para chegarem a um acordo sobre um pacote de medidas que seria apresentado a outros países-membros da UE.

Cameron prometeu a britânicos que vai negociar uma série de mudanças na relação do país com a UE antes de realizar um referendo sobre sua participação no bloco.

Nenhuma data foi definida, mas um plebiscito nacional pode acontecer ainda em junho, se Cameron e outros líderes britânicos concordarem com um acordo na próxima reunião de cúpula da Europa em Bruxelas, nos dias 18 e 19.

Entre as exigências do Reino Unido estão medidas para reter os pagamentos de benefícios para trabalhadores europeus que migram para a ilha por mais até 4 anos depois da chegada, em um esforço para reduzir o número de europeus que migram para o Reino Unido.

Cameron também quer garantias de que os interesses dos nove países da União Europeia que não fazem parte da zona do euro não sejam ignorados. Isso inclui esforços para garantir que o centro financeiro de Londres seja protegido de futuras propostas da zona do euro.

“Progresso tem sido feito tanto na esfera política quanto técnica”, na sequência de negociações recentes, disse Margaritis Schinas, porta-voz do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Schinas ressaltou que uma vez que as negociações entre o Reino Unido, a Comissão Europeia e o Conselho Europeu estiverem concluídas, as discussões ainda devem incluir outros governos europeus. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo