Obama quer revisões periódicas das metas do clima e apoio aos países insulares

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que o acordo climático que está sendo negociado na Cúpula do Clima (COP-21), em Paris, deve ter disposições transparentes e revisões periódicas das metas de corte da emissão de carbono. Além disso, ele pediu por apoio aos países insulares.

Obama disse que as metas específicas de cada país para reduzir as emissões de poluentes pode não ter a força de um tratado, mas afirmou que é crítico que “revisões periódicas” sejam legalmente vinculadas.

Os comentários foram feitos durante uma reunião com seis líderes de nações insulares, que são duramente atingidas pelo aquecimento global, dado o risco da elevação do nível do mar.

“As populações destes países estão entre as mais vulneráveis à devastação das mudanças climáticas”, disse. “Algumas de suas nações podem desaparecer completamente à medida que os padrões climáticos mudarem, podemos ter de lidar com dezenas de milhões de refugiados climáticos na região Ásia-Pacífico”.

Obama ainda disse que as vozes dos líderes dos países insulares serão vitais para as negociações do acordo climático nas próximas duas semanas.

O aumento do nível dos oceanos ameaça algumas das remotas ilhas do Pacífico, aumentando o risco de enchentes severas. Nações como o Kiribati, Tokelau e Tuvalu podem desaparecer completamente se as projeções de aumento do nível do mar se concretizarem. (Matheus Maderal, com informações da Associated Press e Dow Jones Newswires – matheus.maderal@estadao.com)

Voltar ao topo