Manifestantes vão às ruas contra acordo de Kosovo com Sérvia e Montenegro

Dezenas de milhares de manifestantes, que apoiam a oposição ao governo do Kosovo, realizaram um protesto contra os acordos fechados com a Sérvia e com Montenegro, que levam a uma saída pacífica, em contraste com a recente dissolução do parlamento do país.

Os organizadores disseram que u comício realizado neste sábado, no Dia da Independência nacional, atraiu cerca de 35 mil participantes à praça Zahir Pajaziti, centro de Pristina, capital do Kosovo. Apesar de ser alvo de um mandado de prisão da polícia, Abin Kurti, líder do movimento de oposição Autodeterminação, falou durante o comício contra as propostas do governo.

Um legislador da oposição foi detido e outros três, incluindo Kurti, são procurados pela polícia, por conta da interrupção dos trabalhos do Parlamento durante os últimos três meses, com o uso de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, apitos e garrafas de água. Os opositores exigem que o governo renuncie a um acordo com a Sérvia que dá mais poderes às comunidades étnicas sérvias em Kosovo. A oposição também é contra o entendimento feito com Montenegro sobre a demarcação das fronteiras entre os países. Fonte: Associated Press

Voltar ao topo