Fato ou boato?

Médico esclarece rumores sobre a suposta doença do papa

­

O médico japonês Takanori Fukushima voltou a desmentir que o papa Francisco fez uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro e afirmou que a confusão começou porque um nome muito semelhante ao do Pontífice realizou o procedimento.

“Disseram-­me que em um dos hospitais em que opero havia um paciente de 78 anos chamado de Giorgio Mario Bergoglio. Mesmo nome, mesma idade, em uma cirurgia de um meningioma [pequeno tumor]. Acredito que essa é a origem dos rumores, totalmente errados. Não era o papa Francisco”, disse o médico à ANSA.

O neurocirurgião que atende fixamente em Tóquio ainda destacou que todas as visitas que fez ao Vaticano não tiveram fins de consulta com Jorge Mario Bergoglio e que nunca teve encontros “privados” com o líder católico como afirmou o jornal Quotidiano Nazionale. O profissional afirmou ainda que as fotos em que aparece sozinho com o sucessor de Bento XVI foram “manipuladas”.

A polêmica sobre uma suposta doença de Bergoglio foi informada pelo jornal italiano no mês de outubro, enquanto ocorriam os trabalhos no Sínodo da Família. Segundo o QN, foram checadas todas as fontes e a informação é verdadeira. Porém, Fukushima afirmou que não foi procurado pelo periódico e que em uma “simples ligação” ele “poderia ter desmentido tudo.

Voltar ao topo