ASEAN declara suas dez economias como mercado único

Os líderes de 10 países do sudeste da Ásia criaram formalmente a Comunidade Econômica da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) em uma cúpula em Kuala Lumpur, na Malásia. A organização será uma entidade legal a partir de 31 de dezembro.

Após um processo de 10 anos, o grupo tem o objetivo de tornar a região economicamente e politicamente melhor, integrada com a expectativa de competir com a China e a Índia.

Muito do trabalho – como a eliminação da maioria das tarifas comerciais dentro do bloco – já está em andamento. “Agora nós temos de garantir que criaremos um verdadeiro mercado único e uma base de produção, com um movimento mais livre de bens e serviços”, declarou o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciando a declaração da nova comunidade.

A nova organização terá um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 4,7 trilhões em 2020 e será a quarta maior entidade econômica do mundo – atrás da China, dos Estados Unidos e da União Europeia (UE) – em 2030, disse Razak. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Voltar ao topo