Malaysia Airlines

Fabricante de mísseis contesta investigação sobre a queda do Boeing na Ucrânia

A fabricante de mísseis do governo russo Almaz-Antey afirmou nesta terça-feira que sua investigação sobre a queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia contradiz as conclusões da apuração holandesa, divulgada hoje.

A Ucrânia afirma que o avião foi derrubado por um míssil disparado por rebeldes apoiados por Moscou ou por forças russas no território dominado pelos dissidentes. O ataque matou todas as 298 pessoas a bordo, em julho do ano passado.

Um comunicado da Almaz-Antey diz que a investigação holandesa conclui que o Boeing 777 foi abatido por uma ogiva de mísseis Buk que utiliza submunições em forma da letra I, dado o formato das marcas na fuselagem do avião.

No entanto, de acordo com dois experimentos conduzidos pela própria Almaz-Antey, os padrões de marcas deixados pelas ogivas Buk na fuselagem dos aviões experimentais são completamente diferentes dos apresentados pela investigação holandesa.

A empresa também contesta a versão de que o míssil foi lançado no vilarejo de Snizhne, no leste da Ucrânia e afirma que, se o avião foi atingido por um Buk, ele foi disparado na aldeia de Zaroshenske, que, de acordo com os russos, estava sob controle de Kiev.

Em junho, a estatal russa havia dito que uma investigação preliminar sugeriu que o avião foi abatido por um modelo de Buk que já não é utilizado pelo exército russo, mas fazia parte do arsenal militar ucraniano. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo