Afetado

Rússia: PIB deve voltar a crescer ainda em 2016, diz ministro da economia

O ministério da Economia da Rússia afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país – afetado pela queda nos preços do petróleo e pelas sanções de países ocidentais – deve voltar a crescer ainda em 2016.

Ao apresentar as estimativas econômicas em uma reunião semanal do governo, o ministro da Economia, Alexei Ulyukayev, afirmou que a economia russa começou a se ajustar em uma nova realidade econômica, e está mais acostumada com a falta de acesso ao crédito e condições deterioradas do mercado de commodities.

Ulyukayev reiterou que é provável que o PIB contraia 3,9% neste ano, mas disse que a economia poderá voltar a crescer em termos anuais ainda no segundo trimestre de 2016 e expandir 0,7% no próximo ano, graças à recuperação da procura interna.

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) concordam com as estimativas de Moscou para 2015, mas afirmam que é pouco provável que a economia cresça em 2016. Ulyukayev admitiu que, caso os preços do petróleo recuem a um patamar inferior aos US$ 40,00 por barril, a economia pode não observar crescimento no próximo ano.

O governo ainda disse que, em tempos de recessão econômica, precisa melhorar o controle do orçamento sem cortar as despesas sociais. Para obter fundo extra, a Rússia deve emprestar US$ 3 bilhões de mercados orientais. Fonte: Dow Jones Newswires.