Merkel e Hollande pedem união para lidar com refugiados na Europa

Os líderes de Alemanha e França pediram nesta quarta-feira unidade no continente, no momento em que a União Europeia luta para lidar com o maior número de imigrantes em décadas.

Falando no Parlamento Europeu no 25º aniversário da reunificação da Alemanha, a chanceler Angela Merkel e o presidente da França, François Hollande, advertiram para os riscos do nacionalismo em resposta à crise. “A Europa apenas terá sucesso em combater as causas da imigração se trabalharmos juntos e é apenas se trabalharmos unidos que evitaremos os riscos de uma viagem sem fronteiras”, discursou Merkel.

A chanceler alemã criticou duramente o apelo a sentimentos contra a imigração, estratégia usada por alguns políticos na Europa. “Nós temos de vê-los como pessoas, não como uma massa anônima, independentemente do fato de que tenham ou não o direito a ficar”, disse Merkel, bastante aplaudida pelos presentes.

Hollande, por sua vez, advertiu para o risco de a UE “voltar às fronteiras nacionais”, caso os países não atuem juntos para gerenciar a crise.

Países da Europa Central e do Leste Europeu foram alvos de críticas recentes de França e Alemanha, após se recusarem a concordar com um plano para redistribuir candidatos a asilo político que chegaram à Itália e à Grécia. Cerca de 550 mil pessoas chegaram aos dois países desde o início do ano e autoridades da UE esperam que outros milhões cheguem nos próximos anos.

Merkel e Hollande realizaram o primeiro discurso conjunto no Parlamento Europeu de líderes da Alemanha e da França desde 1989, quando o presidente francês, François Mitterand, e o chanceler alemão, Helmut Kohl, falaram após a queda do Muro de Berlim. Os dois líderes defenderam apaixonadamente a liberdade na ocasião, bem como a ajuda aos países do centro e do leste do continente, movimento precursor da União Europeia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo