Princesa Cristina de Bourbon, da Espanha, irá a julgamento

A princesa Cristina de Bourbon, irmã mais nova do Rei Felipe VI, da Espanha, será julgada sob a acusação de fraude fiscal em 11 de janeiro de 2016, informou uma corte local.

A princesa, de 50 anos, e seu marido, Iñaki Urdangarin, foram formalmente acusados no final do ano passado, após quatro anos de investigações no Caso Nóos, que causou danos significativos na imagem pública da monarquia espanhola.

A princesa Cristina, que será a primeira monarca da Espanha a ser julgada, pode pegar até oito anos de prisão e Urdangarin, com um maior número de acusações, pode ser sentenciado por até 19 anos, caso seja considerado culpado.

A princesa e seu marido são acusados de organizar um esquema desvendado após a construção de um estádio em Palma de Mallorca, na costa leste da Espanha.

Um juiz afirmou que encontrou evidências de que o casal tinha um estilo de vida luxuoso por desviar milhões de euros de recursos públicos destinados à assessoria esportiva de Urdangarin sem fins lucrativos que, na verdade, foram parar em sua empresa imobiliário e de gestão de ativos. A princesa Cristina e seu marido negaram as acusações. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo