EUA e Rússia concordam em continuar diálogo sobre operações aéreas na Síria

Para diminuir as chances de que as operações aéreas russas na Síria resultem em um confronto entre nações, representantes dos Estados Unidos e da Rússia concordaram em conversar sobre o tema. Segundo um oficial da Defesa dos Estados Unidos, agentes do país em Moscou foram procurados pelos russos, interessados em dar continuidade às conversas para ajudar a resolver a situação. Um oficial russo confirmou que a oferta foi feita.

O secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook, disse que os Estados Unidos esperam uma resposta formal e os detalhes da proposta de Moscou. Cook completou afirmando que os EUA estão prontos para um novo encontro o quanto antes.

Oficiais da Defesa americana dizem que apesar de os russos terem concordado em conversar para resolver o conflito no espaço aéreo sírio, nada foi determinado em relação a onde o diálogo ocorreria. Os agentes também reforçaram que ainda não há indicações de que a Rússia tenha concordado com as regras básicas de segurança aérea da Defesa americana.

Em Moscou, o vice-ministro da Defesa, Anatoly Antonov, disse que haverá uma nova videoconferência com o Ministério da Defesa americano nos próximos dias. Antonov também disse que os EUA têm algumas restrições por enquanto. “Os americanos limitaram a cooperação a apenas níveis técnicos de interação entre nossos pilotos durante as missões”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo