Coreia do Norte liberta estudante da Coreia do Sul

A Coreia do Norte libertou nesta segunda-feira um cidadão da Coreia do Sul que é estudante da New York University, em um possível sinal de melhora na relação entre os vizinhos. A imprensa estatal norte-coreana informou que o país “deportou” Won Moon Joo, de 21 anos, na vila fronteiriça de Panmunjom, como uma medida “humanitária” há seis meses, após ele ter sido detido por cruzar a fronteira chinesa com a Coreia do Norte.

Autoridades sul-coreanas confirmaram a repatriação. O Serviço de Inteligência Nacional, principal agência de espionagem do país, disse que investigará se Joo violou alguma lei de segurança, já que as viagens não autorizadas para o país vizinho estão proibidas.

Joo tem status de residente permanente nos EUA e o motivo exato da viagem dele para a Coreia do Norte ainda não estava claro. Pyongyang várias vezes usou detentos para obter concessões políticas e ajuda de Seul e dos EUA e um analista sul-coreano disse que o governo da Coreia do Norte pode ter concluído que o crime era pouco grave e que a libertação reforçaria a imagem do país.

A libertação ocorre em meio a especulações de que a Coreia do Norte pode levar adiante uma ameaça de lançar um foguete de longo alcance. O lançamento geraria críticas internacionais, pois os EUA e a Coreia do Sul dizem que isso seria um teste camuflado de tecnologias de mísseis de longo alcance, algo proibido pela Organização das Nações Unidas. Imagens de satélite recentes não mostram, porém, sinais de preparação para o lançamento da Coreia do Norte.

O governo de Seul elogiou a libertação do estudante, mas pediu que sejam liberados outros três presos sul-coreanos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo