Estágios finais

Julgamento de líder da oposição na Venezuela se aproxima do fim

O julgamento do líder da oposição na Venezuela, Leopoldo Lopez, que já dura mais de um ano, está em seus estágios finais. Na sexta-feira, os advogados de defesa de Lopez fizeram as últimas declarações no tribunal, em sessão fechada ao público e a jornalistas.

A audiência teve início com horas de atraso, uma vez que a corte esperava um dos quatro demais acusados, Marco Coello, de 19 anos. À tarde, a procuradoria anunciou que Coello havia sido capturado em um avião com destino a Miami na quinta-feira.

A argumentação foi encerrada por volta da meia-noite e deve ser retomada na próxima terça-feira, quando Lopez deve fazer uma declaração. O juiz pode emitir um veredicto imediatamente após o discurso.

Lopez é acusado de incitar violência enquanto liderava um protesto em 2014 e pode pegar mais de 10 anos de prisão. As outras quatro pessoas que também estão sob julgamento são estudantes acusados de conspirar com Lopez para sequestrar manifestantes pacíficos. Lopez nega ter incitado violência, afirmando que chamou apenas protestos pacíficos, e seus partidários dizem que forças aliadas ao governo são culpadas pela maior parte dos confrontos. Os quatro estudantes receberam liberdade condicional.

Centenas de pessoas que apoiam Lopez se reuniram nas ruas próximas do tribunal para pedir sua libertação, mas poucos acreditavam que ele seria considerado inocente.

Importantes representantes da oposição entregaram declarações pedindo que o presidente Nicolás Maduro encerre o que eles alegam ser uma política recorrente de prender os críticos ao governo. Maduro estava no Qatar na sexta-feira, em uma viagem a diversos países para buscar empréstimos. A Venezuela sofre no momento com uma recessão e uma crise de caixa, devido, em parte, à forte queda nos preços do petróleo – que corresponde a mais de 95% das receitas de exportação do país. Fonte: Associated Press.