conflitos

Coreia do Norte nega que tenha se desculpado por explosão

A Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira que sua recente expressão de “lamento” pela explosão de uma mina que feriu dois soldados sul-coreanos não foi um pedido de desculpas, como alegado anteriormente por Seul. A declaração levanta dúvidas sobre a tentativa de acalmar o quadro entre os dois rivais.

O comunicado da poderosa Comissão de Defesa Nacional de Pyongyang foi a primeira negativa explícita da interpretação do governo sul-coreano sobre o acordo entre os vizinhos. O pedido de desculpas havia sido apontado como parte fundamental do pacto da semana passada em meio às negociações entre as Coreias por um recuo, depois de trocas de ameaças de guerra.

O acordo fechado entre as duas partes havia sido vago o suficiente para os dois lados dizerem o que desejassem sobre a crise. A Coreia do Sul imediatamente declarou que o governo norte-coreano assumiu sua responsabilidade pela explosão. Seul concordou em acabar com a propaganda na fronteira contra o regime de Pyongyang. Além disso, os dois lados fizeram planos de mais conversas e de retomar reuniões sobre famílias separadas pela guerra entre as Coreias.

O novo comunicado da Coreia do Norte, porém, é um alerta claro. Segundo o texto, a interpretação sul-coreana “resulta da ignorância do significado de uma palavra coreana em seu conceito”. O comunicado também criticava exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os EUA, realizados na semana passada. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo