Dominica declara áreas de desastre após passagem de tempestade tropical Erika

O governo da Dominica declarou nove regiões como “áreas especiais de desastre” após a passagem da tempestade tropical Erika, que deixou 20 mortos e mais de 50 desaparecidos. A ação tem como objetivo “focar de forma eficaz os trabalhos de reabilitação e recuperação”.

Em pronunciamento, o primeiro-ministro Roosevelt Skerrit afirmou que a determinação de áreas especiais de desastre foi feita por causa da perda de vidas e de danos materiais. A tempestade tropical Erika passou pela ilha de Dominica em 26 de agosto, causando chuvas intensas e ventos de 85 quilômetros por hora, que provocaram inundações e deslizamentos de terra. Centenas de casas foram destruídas.

Skerrit pediu o apoio da comunidade internacional e estimou que a tempestade tenha provocado ao país um retrocesso de duas décadas. No entanto, ainda não foi realizada uma avaliação completa dos danos.

O primeiro-ministro disse, ainda, que entrou em contato com instituições internacionais, como o Banco Mundial, em busca de apoio financeiro para a recuperação do país.

A tempestade Erika, a quinta desta temporada no Atlântico, se dissipou no sábado, ao passar por Cuba, após provocar inundações na Ilha de São Domingos, onde morreram cinco pessoas. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo