Confrontos continuam no Sudão do Sul, apesar de acordo de cessar-fogo

Tropas do governo atacaram uma vila no Sudão do Sul, no primeiro dia de cessar-fogo, assinado pelo governo e pelos rebeldes nessa semana, informou um oficial nomeado pelos insurgentes. O ataque à vila na província de Mayendit, no Estado de Unidade, aconteceu depois de confrontos em duas outras vilas na mesma região, no sábado à noite, segundo John Riek, que coordena atividades de socorro em uma área controlada pelos rebeldes. Ele disse que as tropas do governo queimaram casas e roubaram gado no domingo.

O porta-voz do Exército, Philip Aguer, afirmou que não era possível checar os relatos de confrontos. Os dois lados trocam acusações de ter incitado os ataques no Estado de Alto Nilo, ontem.

O Estado de Unidade, no sul do país, tem passado por uma série de ataques violentos tanto dos rebeldes quanto do Exército nos últimos meses, após uma ofensiva do governo contra as forças rebeldes.

O conflito no Sudão do Sul começou em dezembro de 2013, impulsionado por uma disputa entre o presidente Salva Kiir e seu ex-vice-presidente, Riek Machar. Na quarta-feira, Kiir assinou o compromisso de paz, incluindo o cessar-fogo, mediado por líderes de países vizinhos apoiados pelos Estados Unidos. Machar havia assinado o tratado antes, na Etiópia. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo