Políticas do BCE devem ajudar a trazer inflação para meta, diz Constâncio

As políticas de estímulo do Banco Central Europeu (BCE) devem ajudar a trazer a inflação de volta à meta, definida como “perto, mas abaixo de 2%”, segundo o vice-presidente da instituição, Vítor Constâncio. Entretanto, para isso será preciso que a demanda e a produção na zona do euro voltem para níveis apropriados.

“A ligação entre inflação e atividade real parece ter se fortalecido na zona do euro recentemente. Desde que nossas políticas sejam capazes de reduzir significativamente o hiato do produto, nós podemos confiar em efeitos materiais para ajudar a trazer a inflação mais perto da meta”, disse Constâncio em um discurso preparado para o tradicional simpósio de Jackson Hole, promovido pelo Federal Reserve de Kansas City, no Estado norte-americano de Wyoming.

A inflação anual na zona do euro foi de 0,2% em julho, bem abaixo da meta. Em março passado, o BCE lançou um programa de compras de bônus de 60 bilhões de euros por mês, que deve durar pelos menos até setembro de 2016.

Constâncio parece menosprezar a incerteza sobre a relação entre desemprego e inflação que surgiu após a crise financeira de 2009, quando a dinâmica de preços mostrou uma resiliência inesperada. E também na crise da dívida soberana na Europa em 2012, que mantém a inflação teimosamente baixa até hoje na região. “Existe um fator comum importante na inflação dos países desenvolvidos que ajuda a explicar a dinâmica doméstica dos preços. A atual fase de inflação baixa, descontando os desdobramentos nos preços das commodities, é significativamente influenciada pelos choques negativos na demanda, tanto no nível global como no âmbito nacional”, afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo