TReta

Coreias do Sul e do Norte trocam disparos na fronteira

Forças da Coreia do Norte e da Coreia do Sul trocaram disparos de artilharia na fortificada fronteira entre os dois países, na tarde desta quinta-feira (hora local). Não há, porém, registros de feridos no incidente.

Os militares sul-coreanos disseram que os vizinhos atacaram primeiro, disparando em uma área pouco povoada, sem causar danos. A Coreia do Sul reagiu com vários disparos na direção da fonte do ataque, disse um porta-voz.

Neste mês, dois soldados sul-coreanos foram feridos por minas terrestres, no território da Coreia do Sul. Pyongyang negou a responsabilidade nesse incidente. Em resposta, a Coreia do Sul retomou as emissões de propaganda para a Coreia do Norte com grandes sistemas de alto-falantes na fronteira. A Coreia do Norte ameaçou atacar esses aparelhos. Não está claro, porém, se os disparos de artilharia tinham como alvo o sistema de alto-falantes.

As tropas dos EUA e da Coreia do Sul começaram nesta semana grandes exercícios militares anuais, que em geral atraem a fúria de Pyongyang. Em outubro, houve uma troca de tiros na fronteira, após a Coreia do Norte atacar balões lançados por ativistas com mensagens contrárias ao governo norte-coreano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo