Governo do Afeganistão e Taleban iniciam rodada de discussões no Paquistão

Oficiais do governo do Afeganistão e representantes do Taleban iniciaram nesta terça-feira uma rodada de dois dias de discussões no Paquistão, informou o governo afegão, sinalizando um possível começo de processo de paz. O encontro foi um dois maiores níveis de contato entre as partes nos últimos anos.

Representantes do governo afegão e do Taleban encontraram-se informalmente diversas vezes nos últimos meses, mas é a primeira vez que o governo do Afeganistão envia uma equipe oficial.

Um funcionário do governo afegão afirmou que representantes dos governos dos Estados Unidos e da China participaram da reunião desta terça-feira como observadores. A presença, juntamente com a do Paquistão, é significante, pois indica um envolvimento maior de atores chave em um possível processo de paz.

Entretanto, não ficou claro se a reunião em Islamabad foi totalmente apoiada pela liderança Taleban. Zabiullah Mujahid, porta-voz do grupo militante, afirmou que não era possível confirmar se a reunião realmente ocorreu.

Uma fonte informada sobre a reunião afirmou que a delegação do Taleban, composto por três pessoas, era liderada por Mullah Abbas Akhund, que serviu como ministro da Saúde quando o Taleban esteve no poder no Afeganistão, entre 1996 e 2001.

O Taleban insiste que apenas membros de sua base política do Qatar podem falar sobre possíveis negociações de paz. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo