Coalização liderada pelos EUA ataca Estado Islâmico na Síria

Aeronaves da coalizão liderada pelos Estados Unidos lançaram uma série de ataques contra o reduto do grupo Estado Islâmico em Raqqa, no leste da Síria, matando pelo menos 10 militantes e ferindo muitos outros em uma das maiores operações realizadas no país.

Pelo menos 16 ataques aéreos foram relatados na tarde de sábado e manhã de domingo, provocando sucessivas explosões que abalaram a cidade e desencadearam pânico entre os moradores, disseram ativistas. A coalizão, muitas vezes, tem como alvo as cidades detidas pelo Estado Islâmico na Síria, mas ataques em Raqqa são raros nessa intensidade.

Em uma declaração divulgada na manhã de domingo, a coalizão disse que tinha lançado 16 ataques aéreos em Raqqa, destruindo estruturas vistas como vitais e rotas de trânsito na Síria.

“Os ataques aéreos significativos desta noite foram executados para negar ‘Daesh’ a capacidade de mover as capacidades militares em toda a Síria e no Iraque”, disse o porta-voz da coalizão, o tenente-coronel Thomas Gilleran, usando o acrônimo em árabe para o grupo Estado Islâmico. “Esta foi uma das maiores ofensivas deliberadas que temos realizado até agora na Síria e terá efeitos debilitantes sobre a capacidade de Daesh se mover” em Raqqa.

Raqqa é a capital de fato do chamado califado islâmico, declarado há um ano pelo grupo Estado Islâmico, no território que controla no Iraque e na Síria. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo