Tunísia decreta estado de emergência uma semana após ataque

O presidente da Tunísia decretou estado de emergência neste sábado, mais de uma semana após um atirador em um resort popular ter atacado turistas estrangeiros na praia matando 38 pessoas.

Não ficou clara a razão pela qual o presidente Beji Caid Essebsi decidiu declarar o estado de emergência ou o que ele pode provocar. A agência de notícias estatal disse que o presidente irá falar à população ainda neste sábado.

Trinta dos 38 mortos no resort da cidade de Sousse eram turistas britânicos.

O atirador foi morto pela polícia e o grupo Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo massacre, um golpe para a nascente democracia da Tunísia e a indústria do turismo.

O governo tunisiano prometeu novas leis para aumentar o poder da polícia e dar penas mais duras para condenados por terrorismo. Imediatamente depois do ataque, o primeiro-ministro prometeu colocar guardas armados em locais turísticos e fechar mesquitas fora da área de controle do governo.

O país já esteve sob estado de emergência entre janeiro de 2011, quando do início da chamada Primavera Árabe, até março de 2014. O estado de emergência inicialmente incluiu um toque de recolher e proibição a reuniões com mais de três pessoas, embora essas medidas tenham sido relaxadas, a polícia e os militares mantiveram poderes para intervir em manifestações por razões de segurança. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo