Líder do Partido Comunista do Vietnã fará primeira visita aos EUA

O líder do Partido Comunista do Vietnã viajará aos Estados Unidos pela primeira vez na próxima semana e disse esperar que Barack Obama retribua a visita ainda este ano.

O secretário-geral do partido, Nguyen Phu Trong, disse na sexta-feira que espera construir uma relação de confiança. Ele declarou que há o objetivo de criar mais oportunidades para melhorar as relações entre os antigos inimigos no período que marca os 20 anos desde a normalização dos laços diplomáticos. Vietnã e EUA também estão se aproximando em razão da reivindicação da China sobre o controle de uma região do Mar do Sul da China.

A Casa Branca afirmou que o líder vietnamita deve chegar aos EUA na terça-feira e que haverá conversas sobre comércio, direitos humanos e cooperação em defesa. Uma visita de Obama ao Vietnã não foi confirmada. O presidente norte-americano deve participar em novembro de uma conferência de cooperação econômica da Ásia e Pacífico nas Filipinas.

Trong recebeu um pequeno grupo de jornalistas na sexta-feira e respondeu a questões enviadas previamente por escrito. “Como em qualquer relação entre dois países no mundo, o Vietnã e os Estados Unidos divergem em várias questões como a percepção de democracia, direitos humanos e comércio”, declarou. “Para solucionar divergências, acredito que a melhor forma é estar aberto a diálogos construtivos para que essas diferenças não se tornem barreiras às relações bilaterais”, completou. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo