Irã está próximo de acordo com potências sobre programa nuclear, diz ministro

O ministro iraniano de Relações Exteriores, Javad Zarif, afirmou nesta sexta-feira que o Irã e o grupo das seis potências mundiais estão perto de um acordo sobre o programa nuclear do país. As potências são os Estados Unidos, a Rússia, a China, a Alemanha, a França e o Reino Unido.

“Apesar de algumas diferenças ainda não terem sido resolvidas, nunca estivemos tão próximos de um acerto”, disse o ministro, em vídeo publicado na tarde de hoje, a alguns dias do prazo final das negociações, 7 de julho. “Mas não temos nenhuma garantia”, acrescentou.

O acordo permitiria um controle internacional do programa nuclear iraniano, em troca de alívio nas sanções econômicas do Ocidente contra o país, o que resultaria em um aumento das exportações do petróleo iraniano. As autoridades das seis potências, liderados pelo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, têm dito que as negociações fazem progressos, mas ponderam que ainda há diferenças a serem acertadas.

Terrorismo

Além de comentar o possível acordo, Zarif disse que as conversas com as potências deveriam abrir o caminho para uma coordenação muito mais profunda entre o Irã e o Ocidente na luta contra o Estado islâmico, embora ele não tenha mencionado o nome do grupo.

“Nosso ameaça comum hoje é a crescente ameaça do extremismo violento e barbárie sem rodeios”, afirmou. “A ameaça que estamos enfrentando – e digo nós porque ninguém é poupado – é personificada por homens encapuzados que assolam o berço da civilização”, acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo