Mais uma semana

Irã e P5+1 estendem negociações sobre acordo nuclear até 7 de julho

O Irã e as potências que fazem parte do P5+1 (EUA, Rússia, China, Alemanha, Reino Unido e França) decidiram estender por mais uma semana as negociações em torno no programa de energia nuclear de Teerã, informou o Departamento de Estado norte-americano.

A decisão dá aos dois lados até 7 de julho para finalizar o acordo nuclear prévio assinado com o Irã em abril. O prazo original terminava hoje, mas nos últimos dias já havia ficado claro que as negociações seriam estendidas.

Se os dois lados cumprirem o prazo de 7 de julho, isso significará que o Congresso dos EUA terá de apreciar o acordo em apenas 30 dias. No entanto, se nenhum acordo for atingido até 9 de julho, os legisladores norte-americanos terão mais 30 dias adicionais para discutir o projeto, o que pode fazer com que a oposição barre a aprovação.

“O P5+1 e o Irã decidiram estender as medidas do Plano de Ação Conjunta até 7 de julho para dar mais tempo para os negociadores chegarem a uma solução de longo prazo – um Plano de Ação Comum Abrangente – sobre a questão nuclear iraniana”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo