Após ataque na Tunísia, Cameron promote resposta ampla para o terrorismo

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, prometeu uma resposta ampla para o extremismo, afirmando que o povo britânico está unido em torno do luto, após o ataque terrorista na praia de Sousse, na Tunísia, que matou 18 britânicos.

De acordo com as autoridades, o número de cidadãos do Reino Unido vítimas do ataque ainda pode aumentar até 30 pessoas, fazendo deste o pior atentado contra cidadãos da região desde 2005, quando um ônibus em Londres explodiu, matando 52 pessoas.

“Para o nosso choque e luto precisamos adicionar uma palavra: resolução. Resolução inabalável. Vamos lutar pelo nosso modo de vida”, disse Cameron. “Nossa resposta deve ser de amplo espectro – uma resposta local e no exterior; que trate do caso atual e do futuro”, disse.

Cerca de 600 policiais de contraterrorismo foram enviados para a praia de resorts de Sousse, na Tunísia, como parte da investigação sobre o atentado no Hotel Imperial Marhaba. Policias também foram enviados para aeroportos para dar apoio aos viajantes e para ajudar na identificação de testemunhas.

A Secretária Nacional, Theresa May, viajará para a Tunísia com o objetivo de se reunir para discutir as ameaças extremistas e para oferecer condolências aos turistas afetados. Um avião de transporte da Força Aérea Real também será enviado para resgatar cidadãos. Cameron declarou para a BBC que o governo está trabalhando o mais rápido possível para disponibilizar informações para as famílias das vítimas.

Cameron afirmou que o grupo Estado Islâmico usa barbarismo primitivo combinado com propaganda – usando as mídias sociais como arma.

“Precisamos ver como podemos trabalhar com países como a Tunísia para conter essa propaganda online”, disse, em nota escrita. “Também precisamos lidar com o grupo em sua fonte, em lugares como a Síria, Iraque e Líbia, aonde o ISIS planeja seu culto de morte”, declarou. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo