Ex-premiê britânico Tony Blair deixa o cargo de enviado para o Oriente Médio

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair renunciou a seu posto de enviado internacional para o Oriente Médio, encerrando um período que começou com grandes promessas, mas em que teve muitos problemas para conseguir mudanças importantes em sua tentativa de conseguir a paz entre Israel e os palestinos.

Fontes em Jerusalém próximas ao trabalho realizado por Blair no chamado Quarteto para o Oriente Médio disseram que o ex-premiê escreveu uma carta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para informar sobre sua saída. O Quarteto para o Oriente Médio é formado por Estados Unidos, Rússia, ONU e União Europeia e foi estabelecido para participar no processo de paz entre Israel e os palestinos.

Blair assumiu o cargo em 2007 com grandes promessas, como ajudar a desenvolver a economia e as instituições palestinas. A missão dele era preparar o terreno para o estabelecimento de um Estado palestino junto com Israel, como parte de um acordo de paz. Depois de assumir, porém, Blair se viu travando pequenas batalhas com Israel sobre o movimento de bens e cidadãos palestinos. Com os esforços paralisados, a meta dos dois Estados segue distante. A fonte disse que Blair segue comprometido com a solução de dois Estados e espera ter um papel “informal” na promoção da paz. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo