Torre Eiffel é reaberta após funcionários fazerem greve por mais segurança

A Torre Eiffel foi reaberta no fim da tarde desta sexta-feira, depois de uma greve de funcionários que durou o dia inteiro. Os grevistas demandavam repressão aos batedores de carteira que atacam milhões de pessoas que visitam o cartão-postal francês todos os anos.

O corpo de funcionários voltou a trabalhar depois de garantias, vindas de superiores, de que fortaleceriam a segurança do local com apoio de autoridades parisienses. “Essa é uma questão de imagem. A Torre Eiffel representa tanto a França quanto a Europa ao redor do mundo”, afirmou Karim Boulahcen, membro de uma confederação francesa de trabalhadores.

Não é a primeira vez que o funcionamento da torre é interrompido por greve de funcionários. Em 2013, a torre ficou fechada por dois dias, quando funcionários se manifestaram por melhores condições de trabalho.

Greves relacionadas a batedores de carteira também já aconteceram em outros importantes pontos turísticos da cidade. O Museu do Louvre, um dos mais visitados do mundo, fechou por um dia em 2013, quando funcionários protestavam contra o aumento de ações agressivas de batedores de carteira.

A companhia responsável pelo gerenciamento da Torre Eiffel, a Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, afirmou lamentar que visitantes tenham sido penalizados. A empresa disse que está continuamente trabalhando com a polícia para fortalecer a segurança de empregados e visitantes.

Aberta em 1889 para a Exposição Universal, a Torre Eiffel se tornou um ponto turístico obrigatório para quase todos os visitantes da capital francesa. Nesta época do ano, uma média diária de 25.000 pessoas sobem a torre. O cartão postal parisiense está, normalmente, aberto todos os dias. Durante o verão, os horários são estendidos até a meia-noite. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo