Fed envia ao Congresso nomes de funcionários que tiveram contato com consultoria

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) está fornecendo ao Congresso americano nomes de funcionários que tiveram contato com uma empresa de consultoria que publicou detalhes de deliberações políticas delicadas em outubro de 2012, “com o entendimento de que os nomes serão mantidos em sigilo”, disse a presidente da instituição Janet Yellen.

“Como vocês sabem, o Conselho Inspetor Geral (do Fed) e o Departamento de Justiça estão no meio de uma investigação sobre este assunto”, escreveu Yellen em uma carta datada de hoje e dirigida a Jeb Hensarling, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, e a Sean Duffy, que preside o subcomitê de supervisão do painel. “Nós estamos cooperando totalmente com eles e estamos ansiosos para ver os resultados da investigação. Para evitar comprometer as investigações, esses nomes estão sendo fornecidos com a expectativa de que eles serão mantidos em sigilo.”

Hensarling enviou em meados de abril uma carta a Yellen solicitando os nomes até o dia 22 daquele mês. Um porta-voz da comissão disse que o Fed não respondeu até essa data.

Yellen disse em sua carta divulgada hoje que seu nome aparece na lista fornecida à comissão. Ela informou que se reuniu com um funcionário da Medley Global Advisors em 11 de junho de 2012, “para ouvir suas perspectivas sobre a evolução da situação internacional.” Na época, Yellen era vice-presidente do Fed. “Não revelei qualquer informação confidencial”, disse. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo