R. Unido: Conservadores e Trabalhistas buscam apoio antes de eleição

Líderes dos principais partidos políticos do Reino Unido usaram o fim de semana prolongado por feriado para tentar conquistar eleitores indecisos antes da eleição geral de 7 de maio no país. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e seus rivais fizeram campanha neste domingo, buscando apoio para o pleito.

A maioria das pesquisas sugere que os Conservadores e seus principais adversários, o Partido Trabalhista, estão com intenções de voto parecidas, pairando em torno da marca de 30% a 35%. Se nenhum partido obtiver a maioria, parece provável alguma forma de governo de coalizão.

Em discurso para ativistas, Cameron disse ser a “única opção” para o cargo de primeiro-ministro capaz de evitar um acordo de partilha do poder entre Trabalhistas e o separatista Partido Nacional Escocês – que seria uma “calamidade para o país”, segundo ele.

Cameron e outros líderes do partido expuseram as suas “linhas vermelhas”, ou questões em que não serão feitas concessões caso seja fechado um pacto de governo com outro partido.

O primeiro-ministro insistiu que, se o seu partido chegar ao poder novamente, não irá barganhar a realização de um referendo sobre a adesão à União Europeia (UE). Cameron vem dizendo que gostaria que os britânicos decidissem se querem ficar ou sair da UE até ao final de 2017. “Venha o que vier, eu não serei o primeiro-ministro de um governo que não entregue esse referendo”, afirmou.

Enquanto isso, em uma tentativa de mostrar os seus compromissos políticos, o líder do Partido Trabalhista e aspirante a primeiro-ministro Ed Miliband disse que as promessas do seu partido estão escritas em pedra, literalmente. Miliband exibiu um monumento de pedra calcária de oito pés de altura (2,43 metros), listando suas principais promessas de campanha, incluindo controle de imigração e padrões de vida mais altos para famílias trabalhadoras. “Nós vamos restaurar a fé na política, entregando o que prometemos nesta eleição geral”, afirmou. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo