Nepal: mortes por terremoto sobem para 7.276

O número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu o Nepal no dia 25 de abril subiu para 7.276, disse o administrador do governo do país Gautam Rimal. A Polícia do Turista do Nepal relatou que 57 estrangeiros morreram por causa do tremor e 109 estão desaparecidos, incluindo 12 russos e nove norte-americanos.

A pista mais importante do maior aeroporto do país foi fechada temporariamente para grandes aviões por conta de danos. Conforme Birendra Shrestha, gerente do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, localizado nos arredores de Katmandu, a pista foi construída para receber apenas jatos de tamanho médio, e não grandes aeronaves militares e de carga, como as que têm levado ao país suprimentos de ajuda, comida, remédios e equipes de resgate e ajuda humanitária. Há relatos de rachaduras na pista e outros problemas neste que é o único aeroporto nepalês capaz de receber jatos.

Apesar dos problemas, o coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Nepal, Jamie McGoldrick, disse que os gargalos na chegada da ajuda humanitária ao país estavam lentamente desaparecendo. O Nepal aliviou trâmites aduaneiros e outros obstáculos burocráticos na sequência de queixas da ONU. “O governo tem tomado nota de algumas das preocupações que temos expressado a eles”, afirmou McGoldrick.

A verdadeira extensão dos danos do terremoto ainda é desconhecida, com novos relatos chegando a todo momento de áreas remotas, algumas das quais permanecem isoladas. A ONU diz que o terremoto afetou 8,1 milhões de pessoas, mais de um quarto dos 28 milhões de habitantes do Nepal. Laxi Dhakal, funcionário do Ministério do Interior do país, disse que as esperanças de encontrar sobreviventes diminuíram drasticamente. “A menos que eles estejam em uma bolsa de ar, não existe muita possibilidade”, afirmou.

Entre as mais recentes vítimas a serem contabilizadas estão 51 pessoas, incluindo seis estrangeiros, cujos restos mortais foram encontrados no Vale Langtang, no distrito de Rasuwa, cerca de 60 quilômetros ao norte de Katmandu. A maioria das vítimas eram guias, proprietários de hotel, trabalhadores e porteiros nepaleses. A área, com uma dúzia de pousadas perto da trilha de trekking, foi soterrada por um deslizamento de terra após o terremoto. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo