Prefeita de Baltimore encerra toque de recolher após seis dias

Baltimore, 03/05/2015 – A prefeita de Baltimore (EUA), Stephanie Rawlings-Blake, encerrou neste domingo o toque de recolher na cidade, que estava em vigor há seis dias, em função dos violentos protestos relacionados à morte do jovem negro Freddie Gray. Em comunicado, ela afirmou que o objetivo era manter o toque de recolher – que impedia os moradores de sair de casa após as 22 horas – somente pelo tempo necessário.

Na tarde de ontem (03), mais de mil manifestantes voltaram às ruas de Baltimore, mesmo após os seis policiais envolvidos na morte de Gray terem sido criminalmente acusados. O jovem foi ferido fatalmente no dia 12 de abril, enquanto estava sob custódia da polícia. Protestos violentos ocorreram na última segunda-feira (27), após seu enterro, o que levou a prefeitura a decretar o toque de recolher.

A chefe da Procuradoria de Baltimore, Marilyn J. Mosby, alegou que, durante os 45 minutos entre a prisão de Gray e o surgimento dele numa van com ferimentos fatais, seis policiais viram que ele precisava de atenção médica, mas não fizeram nada. Todos os policiais pagaram fiança e foram liberados na sexta-feira (01) à noite. Nenhum deles falou publicamente, mas o advogado deles, Mike Davey, disse que eles não tinham feito nada de errado.

O caso de Baltimore se insere em uma onda de tensão racial nos EUA, em meio a incidentes de jovem negros desarmados sendo mortos por policiais, geralmente brancos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo