Tropas de coalizão árabe desembarcam no Iêmen

Ao menos 20 tropas de uma coalizão árabe liderada pelos sauditas chegaram neste domingo à cidade costeira de Áden, no Iêmen, para uma missão descrita como “de reconhecimento” por oficiais do Iêmen. O país vive uma forte ofensiva de rebeldes xiitas.

O objetivo do desembarque das tropas não é claro e autoridades sauditas se recusaram a comentar. Apesar disso, oficiais militares e de segurança disseram repetidas vezes que uma missão em terra se seguiria à campanha de ataques aéreos liderada pelos sauditas depois que os rebeldes houthi e seus aliados ficaram enfraquecidos.

Oficiais militares do Iêmen e testemunhas em Áden afirmam que soldados mascarados e vestidos de preto desembarcaram na região central. Eles disseram que helicópteros armados sobrevoavam a área no momento do desembarque.

Não há relatos de confronto entre as tropas da coalizão árabe e os houthis, aliados do Irã. Há semanas os insurgentes têm lutado contra milícias leais ao presidente do Iêmen Abed Rabbo Mansour Hadi pelo controle de Áden, uma cidade portuária estratégica.

O desembarque ocorre no dia em que a coalizão promoveu um novo ataque aéreo contra posições do houthis e seus aliados em Áden. Estes ataques tem se tornado algo recorrente e são a principal razão para que as forças pró-Hadi ainda tenham o controle da maior parte da cidade. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo