Congresso do Peru dá voto de confiança ao novo primeiro-ministro

O Congresso do Peru deu um voto de confiança ao primeiro-ministro Pedro Cateriano, o que evitou uma crise política que poderia levar à convocação de novas eleições. O presidente do país, Ollanta Humala, nomeou Cateriano para chefiar o governo no início deste mês, depois de o Congresso destituir a premiê anterior, Ana Jara, em seguida a um escândalo de espionagem.

Na noite de segunda-feira, após um extenso debate, 73 parlamentares votaram a favor da aprovação de Cateriano, 10 votaram contra e 39 se abstiveram.

As eleições gerais no Peru serão realizadas no próximo ano e Humala não poderá concorrer pois a legislação peruana não permite dois mandatos consecutivos. Desde que assumiu o poder em meados de 2011, Humala nomeou sete primeiros-ministros.

Analistas políticos afirmam que Cateriano enfrenta diversos desafios, incluindo a desaceleração do crescimento econômico. O primeiro-ministro vem tentando avançar com o projeto de mina de cobre Tia Maria, que opositores querem cancelar por causa de questões ambientais. Protestos contra a mina têm se tornado cada vez mais violentos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo