Zona do euro: déficit orçamentário cai em 2014, mas dívida pública sobe

O déficit orçamentário da zona do euro caiu para 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da região em 2014, segundo informou a agência de estatísticas da União Europeia nesta terça-feira. No ano anterior, o índice era de 2,9%. Por outro lado, os novos empréstimos no ano passado levaram as dívidas combinadas dos governos a atingir 91,9% do PIB, ante leitura de 90,9% em 2013.

A diminuição no déficit orçamentário é encarada por políticos da zona do euro como uma evidência de que as medidas de austeridade postas em prática após a crise financeira têm funcionado. Ainda assim, a fraqueza do crescimento na região e os baixos índices de inflação tornam difícil o crescimento nas receitas dos governos. Desse modo, elas permaneceram estáveis em 2014, a 46,6% do PIB da zona do euro. Já os gastos públicos diminuíram de 49,4% para 49% do PIB.

Com o programa de relaxamento quantitativo (QE) lançado pelo Banco Central Europeu (BCE) este ano, espera-se que os governos consigam reduzir ainda mais os seus déficits orçamentários, visto que os juros de alguns dos bônus negociados na zona do euro chegam ao terreno negativo ou estão em patamar muito baixo.

A melhora no desempenho da região, contudo, esconde disparidades entre os seus membros. Embora a Grécia tenha conseguido cortar o seu déficit orçamentário para 3,5% do PIB em 2014, ante 12,3% em 2013, a dívida do país subiu para 177,1% do PIB, ante 175% no ano imediatamente anterior – o nível mais elevado da região. Em posição mais confortável, a Alemanha conseguiu diminuir sua dívida pública para 74,7% do PIB, ante 77,1% em 2013 e realizou um superávit orçamentário pelo terceiro ano consecutivo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo