Negociações sobre acordo nuclear com Irã são estendidas para quarta-feira

As negociações nucleares entre o Irã e seis potência mundiais ultrapassaram novamente a data limite nesta terça-feira, levantando dúvidas sobre a capacidade dos negociadores dos dois lados em chegar a um acordo sobre o tema.

Houve sinais de progresso na saída das negociações. A porta-voz do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que ambos os lados haviam concordado, em princípio, sobre os principais elementos do texto final do acordo que deve ser fechado até 30 de junho.

Já iraniano Javad Zarif disse que o trabalho voltaria na quarta-feira. “Espero que possamos finalizar os trabalhos e iniciar o processo de redação do acordo”, disse.

Diplomatas envolvidos nas negociações, entretanto, disseram que muitos detalhes importantes podem ser deixados de fora mesmo se um acordo sobre os princípios básicos for feito. Entre eles, o momento em que as sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas começam a ser retirados e a questão sobre que tipo de pesquisa nuclear Teerã poderá fazer nos últimos anos de vigência do acordo.

“Tivemos progresso o suficiente nos últimos dias para merecer essa extensão até quarta”. Disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Marie Harif. “Há muitas questões difíceis a serem tratadas ainda.” Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo