Enviado para Oriente Médio pede que ONU ajude em conflito Israel e Palestina

O enviado das Nações Unidas para o Oriente Médio, Robert Serry, defendeu hoje que o Conselho de Segurança (CS) da entidade se apresente para resolver o conflito entre israelenses e palestinos.

Segundo Serry, que apresentou ao conselho seu relatório final, afirmou que a comunidade internacional deve considerar seriamente indicar ela mesma as premissas para uma negociação que “pode ser a única forma de preservar a ideia de uma solução de dois estados”.

O enviado fez fortes críticas à política de construção de assentamentos ilegais levada por Israel, afirmando que ela “pode matar completamente a possibilidade de se construir dois estados para dois povos”.

“Sinceramente, eu não sei se isso ainda é possível”, disse.

As considerações de Serry chegam um dia após o primeiro-ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, ser oficialmente escolhido para formar um novo governo após as conturbadas eleições.

Durante a campanha, Netanyahu chegou a declarar que um Estado Palestino nunca seria criado enquanto ele fosse premiê. Logo após o resultado das eleições, entretanto, ele recuou da promessa.

O Conselho de Segurança é impedido há muito tempo de tomar atitudes mais duras contra Israel pelos Estados Unidos, um dos membros permanentes com direito de veto. Em dezembro, o CS rejeitou uma resolução palestina exigindo a retirada de Israel do território ocupado ilegalmente em um prazo de três anos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo