Erupção de vulcão no Chile provoca elevação do nível das águas de rios próximos

Um dos vulcões mais ativos da América do Sul entrou em erupção na madrugada desta terça-feira no sul do Chile, expelindo fumaça no ar, enquanto a lava descia por suas encostas. A situação fez com que as autoridades retirassem milhares de pessoas da região.

O vulcão Villarrica entrou em erupção às 3h (horário local), segundo o Escritório Nacional de Emergências, que emitiu um alerta vermelho e ordenou a retirada das pessoas. Meios de comunicação locais mostraram imagens de explosões no topo do vulcão, fumaça densa e rios de lava. Autoridades temem que deslizamentos, provocados pelo derretimento da neve que cobre a superfície da montanha, possa representar um perigo para as comunidades próximas.

O vulcão de 2.847 metros de altura localiza-se na região central do Chile, a 670 quilômetros ao sul de Santiago. Em seu sopé está localizada a pequena cidade de Pucón, cuja população é de cerca de 22 mil habitantes.

Na segunda-feira, as autoridades chilenas haviam emitido um alerta laranja por causa do aumento da atividade no vulcão. Cerca de 3.500 pessoas já haviam sido retiradas, dentre elas turistas, disse o Ministro do Interior e da Segurança, Rodrigo Penailillo.

Penailillo informou que a erupção provocou a elevação do volume das águas de vários rios da região, por causa do derretimento da neve na encosta da montanha. Villarica é coberto por uma camada de neve de 40 quilômetros quadrados.

Autoridades observam atentamente as quarto comunidades que podem ser atingidas por deslizamentos de terra com o derretimento da neve. Cerca de 200 pessoas, que estão sem ligação com vias importantes por causa da destruição de duas pontes, também são monitoradas. As pontes foram destruídas pela elevação do nível das águas dos rios.

A presidente Michelle Bachelet chegou a Pucón em meio a saudações e vaias nesta terça-feira para verificar os preparativos de segurança e declarou emergência agrícola para ajudar os fazendeiros.

O Chile tem mais de 2 mil vulcões na Cordilheira dos Andes e cerca de 90% deles permanece ativo. O Villarrica é considerado um dos mais perigosos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo