Estado Islâmico liberta 19 reféns cristãos na Síria

O grupo extremista Estado Islâmico libertou neste domingo ao menos 19 cristãos que estavam entre os mais de 220 sequestrados pelos militantes no norte da Síria na última semana, afirmaram ativistas e líderes locais.

Segundo Bashir Saedi, autoridade de alto escalão da Organização Democrática Assíria, os 16 homens e três mulheres chegaram com segurança à Igreja da Virgem Maria na cidade de Hassakeh. Ele informou que os reféns libertos viajaram de ônibus desde a cidade de Shaddadeh, controlada pelos rebeldes islâmicos.

A Rede de Direitos Humanos Síria confirmou as informações e publicou fotos em sua página do Facebook que supostamente mostram os cristãos sendo recebidos por uma multidão. Ainda não ficou claro o motivo por que o Estado Islâmico libertou os prisioneiros.

O destino dos mais de 200 cristãos que continuam reféns dos militantes continua incerto. A comunidade local acredita que a maioria foi levada pelos combatentes para a cidade de Shaddadeh, localizada há 50 quilômetros de Hassakeh. Líderes sírios e xeiques sunitas estão em contato com o grupo extremista para tentarem negociar a libertação dos prisioneiros, afirmaram os ativistas. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo