Parlamento italiano tenta eleger presidente em terceira votação

O parlamento italiano falhou em sua segunda tentativa de eleger o presidente do país, feita nesta sexta-feira. Com o novo impasse, uma nova votação foi agendada para o fim da tarde de ontem.

A maioria acredita que o impasse só deva ser superado no sábado, na quarta votação, quando as regras mudam e um candidato passa a precisar apenas de uma maioria simples para se eleger.

A dificuldade em aprovar um nome, especialmente o nome escolhido pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, evidencia os problemas que ele terá para perseguir a agenda de reformas no país. Sergio Mattarella, o nome escolhido por Renzi, é um juiz que em 1990 teve um entrevero com o líder da oposição, Silvio Berlusconi.

À época, Berlusconi era um dono de emissoras de TV locais que entrava para a política. Mattarella renunciou ao cargo em protesto a uma lei que ajudou Berlusconi a se tornar um barão da mídia no país, com controle sobre as três principais redes de TV privadas da Itália.

Hoje líder da oposição, Berlusconi foi quem garantiu, em acordo com Renzi, a aprovação de uma reforma no Senado, que passou esta semana e foi encaminhada para a Câmara.

“É evidente que as reformas ficaram mais complicadas (por causa da escolha de Mattarella)”, disse Nunzia de Girolamo, ministra da Agricultura, que no passado apoiava Berlusconi. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo