Sri Lanka vai investigar suposta tentativa de golpe por ex-presidente

O novo governo do Sri Lanka vai investigar uma suposta tentativa de golpe do ex-presidente Mahinda Rajapaksa. Ele é suspeito de ter tentado se manter no poder quando resultados das eleições da semana passada mostraram que ele estava perdendo, disse um porta-voz do novo presidente este domingo.

Uma “investigação especial” será conduzida logo que o novo governo for formado, disse Mangala Samaraweera, porta-voz do presidente Maithripala Sirisena, que assumiu o poder depois de vencer as eleições na última quinta-feira.

“Alguns dizem que essa é uma transição muito calma, mas essa não é a verdade, as pessoas deveriam saber o que ocorre nos bastidores”, declarou Samaraweera a jornalistas.

Há algumas semanas, esperava-se uma vitória fácil de Rajapaksa, que disputava um terceiro mandato. Mas Sirisena, que foi amigo e ministro da Saúde de Rajapaksa – ganhou o apoio de partidos de oposição e de muitas das minorias do país, transformando a eleição numa batalha dura.

Depois de assumir a derrota, Rajapaksa deixou o escritório e a residência oficial na sexta-feira, dizendo que concordava com a escolha do povo. Samaraweera disse, porém, que o ex-presidente tentou acionar o exército e a polícia para tentar parar a contagem de votos assim que os resultados iniciais mostravam que ele perderia a eleição.

A secretaria de imprensa do ex-presidente rejeitou a acusação dizendo que contatos com o exército e a polícia foram feitos apenas para garantir um reforço na segurança do país. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo