Vaticano

Papa Francisco se reúne com crianças autistas em aparição pública

O papa Francisco abraçou carinhosamente crianças que sofrem com autismo, durante uma aparição pública neste sábado (22), em que ofereceu solidariedade às pessoas que vivem com esta condição.

O pontífice fez um apelo para que governos e instituições ajudem a romper “o isolamento e, em muitos casos também, o estigma” relacionado com o transtorno. A disfunção se caracteriza por diversos graus de dificuldades de socialização e comunicação.

“É necessário o compromisso de todos para promover encontros e solidariedade, em ações concretas para apoiar e promover uma esperança renovada”, disse Francisco.

O papa cumprimentou crianças e adolescentes com autismo e suas famílias, beijando os mais jovens e colocando seus rostos em suas mãos, enquanto andava pela plateia no Vaticano. Alguns deles evitaram o olhar do Papa, mas um adolescente que tinha recebido a saudação de Francisco seguiu até o pontífice e deu-lhe outro abraço.

O evento teve a participação de cerca de sete mil pessoas, incluindo profissionais de saúde que participaram de uma conferência internacional sobre autismo promovido nesta semana pelo Vaticano. Fonte: Associated Press.