Meta

UE arrecada mais 24,4 mi de euros para combater ebola

A União Europeia conseguiu arrecadar mais 24,4 milhões de euros nesta quinta-feira para o fundo que foi criado para combater o vírus do Ebola. Os novos recursos devem ser direcionados para investimentos em pesquisas para desenvolver uma vacina, segundo informou José Manoel Barroso, presidente da Comissão Europeia.

A intenção do bloco é chegar a 1 bilhão de euros. A metade já foi alcançada. O maior dador, por enquanto, foi o Reino Unido, que contribuiu com 160 milhões de euros, segundo o primeiro-ministro David Cameron.

Em Genebra, na Suíça, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou na quarta-feira que o número de pessoas mortas por causa da doença já supera 4,8 mil, de um total de 9 mil casos de pessoas diagnosticadas com o vírus. Os países mais afetados são Libéria, Serra Leoa e Guiné, todos na África Ocidental.

Na Europa, apenas um caso foi confirmado, de uma auxiliar de enfermagem espanhola, chamada Tereza Romero, de 44 anos. Na terça-feira, os médicos que a tratavam informaram que ela já estava curada. Ainda assim, 15 pessoas que tiveram contato com Tereza passaram por observações em Madri. Cinco delas foram liberadas. Fonte: Associated Press.