Terror

Estado Islâmico posta vídeo de decapitação de britânico

O Estado Islâmico postou um vídeo na Internet com o objetivo de mostrar que decapitou o trabalhador humanitário britânico David Haines, de 44 anos, desaparecido na Síria desde o ano passado. O vídeo apareceu horas depois de a família de Haines divulgar um apelo público, neste sábado, pedindo que os sequestrados fizessem contato.

Partes do vídeo mostram Haines sendo preso no deserto por um homem mascarado. O gabinete de Relações Exteriores britânico disse que estava trabalhando para verificar o conteúdo do vídeo.

Recentemente, os militantes do Estado Islâmico decapitaram dois jornalistas norte-americanos e postaram vídeos que mostravam as decapitações na Internet. No fim do vídeo da morte do jornalista Steven Sotloff, eles ameaçaram matar Haines e mostraram rapidamente imagens do trabalhador na câmera.

Haines, de 44 anos, foi sequestrado na Síria em 2013, enquanto trabalhava para uma agência de ajuda humanitária. O governo britânico tentou manter o sequestro em segredo por preocupação com a segurança de Haines até o vídeo divulgado pelos militantes identificá-lo como um dos capturados.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse em um comunicado, que a morte do funcionário britânico é um ato de pura maldade. A declaração de Cameron foi postada no Twitter após o Estado Islâmico divulgar o vídeo na internet.

“O assassinato de David Haines é um ato de pura maldade. Meu coração está com a família dele, que mostrou coragem e força extraordinárias”, declarou Cameron.

O governo britânico não confirmou publicamente o vídeo, mas a declaração do primeiro-ministro indica que ele acreditava na sua autenticidade. Fonte: Dow Jones Newswires, Associated Press e Al Jazeera.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook