Separatistas rejeitam acordo na Ucrânia, informa agência

O auto-intitulado líder dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, Denis Pushilin, afirmou que não considera a possibilidade de seus homens cumprirem o acordo entre Rússia e Ucrânia para desarmar e desocupar os prédios públicos, segundo informações da agência de notícias Aljazeera.

“[O ministro de Relações Exteriores da Rússia] Sergei Lavrov não assinou nada por nós, ele assinou em nome da Federação Russa”, disse Pushilin, líder da República Popular de Donetsk, a jornalistas nesta sexta-feira.

Ele afirmou que seus homens só irão considerar a desocupação das instalações públicas quando o governo em Kiev fizer o mesmo, informou a Aljazeera. Pushilin acrescentou que continua com os preparativos para um referendo sobre o aumento da autonomia da República Popular de Donetsk em 11 de maio, de acordo com a agência.

Seus comentários surgem um dia depois que Estados Unidos, União Europeia, Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo em Genebra sobre medidas imediatas a serem tomadas para atenuar a crise.