Diretor do Bolshoi diz saber quem ordenou ataque

O diretor artístico do balé Bolshoi, Sergei Filin, disse saber quem ordenou o ataque com ácido realizado contra ele, mas afirmou que não dirá quem é o culpado, expressando sua expectativa de que os investigadores chegarão em breve ao nome do criminoso. O ataque provocou sérias queimaduras no rosto e nos olhos de Filin, que tem 42 anos.

O diretor do Bolshoi saiu de um hospital de Moscou nesta segunda-feira e seguiu para a Alemanha, onde vai concluir sua reabilitação. Ao deixar o hospital, sua pele tinha aparência vermelha e inchada. Filin usava óculos escuros e tinha uma faixa na cabeça, mas parecida estar de bom humor ao deixar o local, ao lado de sua mulher.

“Meu corpo está cheio de força e energia”, disse ele aos jornalistas. Na noite de domingo, ele havia dito à televisão estatal russa que sabe quem ordenou o ataque, mas que não daria os nomes. “Meu coração me diz quem fez isso”, afirmou ele à televisão Rossiya 24 em entrevista.

Ele disse que os investigadores vão se encontrar com ele na Alemanha, durante as investigações. O atacante jogou ácido sulfúrico no rosto de Filin em Moscou, no dia 17 de janeiro, quando ele voltava do trabalho para casa.

“Eu senti uma dor enorme, insuportável”, afirmou ele durante a entrevista. “Eu baixei meu rosto até a neve e comecei a esfregar neve nos meu rosto e nos meus olhos.”

Colegas de Filin disseram que o ataque pode ser uma retaliação por causa da seleção de bailarinos que ele fez para papéis de mais destaque na companhia de dança. As intrigas e disputas internas nos Bolshoi levaram à saída de vários diretores artísticos do balé nos últimos anos.

Filin disse aos jornalistas nesta segunda-feira que sua visão continua turva e que passará por uma nova cirurgia ocular na Alemanha.

“Eu não me importo com meu rosto, minha aparência, meu cabelo”, disse ele em entrevista à televisão. “Estou pronto para ficar completamente careca, para ter uma aparência de um Frankenstein. Isso não terá qualquer impacto em meu coração, em minha alma. Todo o meu eu interior, toda a minha energia está concentrada na recuperação da minha visão.” As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo