Japão ordena inspeções de emergência em túneis

O Japão ordenou inspeções de emergência em túneis de sua malha rodoviária em todo o país após o acidente que matou nove pessoas ontem.

Carros foram esmagados após placas de concreto terem se desprendido em uma seção de 110 metros do túnel de Sasago, o segundo maior do país, 80 km a oeste de Tóquio.

O Ministério do Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo ordenou concessionárias de rodovias com túneis semelhantes a realizarem inspeções emergenciais. De acordo com o governo, 49 túneis serão alvo das verificações.

Segundo um oficial da operadora da estrada onde fica o túnel Sasago, a Central Nippon Expressway (Nexco), as hastes de metal usadas para fixar os blocos de concreto nas paredes podem ter se afrouxado.

“O primeiro-ministro ordenou ao ministro dos Transportes para empregar o máximo esforço em resgatar as vítimas, investigar rapidamente a causa do acidente e estabelecer medidas para prevenir acidentes similares, além de providenciar um serviço de assistência para cuidar das vítimas”, afirmou o secretário-geral do Gabinete japonês, Osamu Fujimura, hoje.

As paredes que desabaram não haviam sido reforçadas ou reparadas desde que a obra foi concluída, em 1977, mas inspeções foram realizadas em setembro e não constataram nada de errado.

A mídia japonesa reporta que que tais inspeções são rudimentares, baseadas em avaliações visuais, em vez de utilizar equipamentos de ressonância.

As estradas japonesas contém mais de 1.500 túneis e estima-se que um quarto destes tenha mais de 30 anos.
Outros acidentes similares já haviam ocorrido no país. Em 1996, um túnel de Hokkaido, no norte, desabou, matando 20 pessoas.

Voltar ao topo