Monte Aconcágua tem nova altura oficial: 6.960,8 metros

O monte Aconcágua, tido como o “pico” mais alto da América, possui uma nova altura oficial de 6.960,8 metros, uma medida levemente superior a que ostentava há 50 anos, segundo os resultados de uma expedição científica anunciados nesta segunda-feira.

De acordo com um trabalho científico da Universidade de Buenos Aires, realizado em 1956, a altitude oficial do Aconcágua até então era de 6.959,6 metros.

No entanto, o cientista argentino Sergio Cimbaro, do Instituto Geográfico Nacional (IGN), explicou à Agência Efe que a nova altura “não é comparável” com a anterior porque “a tecnologia utilizada para essa medição é totalmente diferente”.

“Não se pode dizer que o monte aumentou porque a tecnologia de medição não é comparável. Por outro lado, a partir de agora, vamos poder comparar e acompanhar essa altura graças à instalação de uma estação GPS (Sistema de Posicionamento Global) no monte durante esta última expedição”, detalhou Cimbaro, que chegou a participar da expedição realizada em fevereiro.

Segundo o cientista argentino, este sistema permitirá “uma monitoração mais detalhada sobre a crosta da cordilheira dos Andes”, a coluna vertebral da América do Sul, produto da colisão de placas tectônicas que sofrem constantes mudanças, especialmente com os sismos das últimas décadas, como o registrado no Chile em fevereiro de 2010.

A expedição, coordenada pelo IGN e pelo projeto Sigma do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), teve como objetivo medir a altura do monte por meio de estudos de gravidade (gravimétrica), que se diferem do sistema GPS, que, por sua vez, não possui referência com relação ao nível do mar.