Por que Marte é vermelho?

A cor vermelha do planeta Marte pode não se dever à presença de água, mas a uma vasta chuva, uma poeira de micrometeoritos que contêm ferro e magnésio ou à simples exposição aos raios ultravioletas.

Essa é a conclusão de um estudo elaborado sobre a base de dados enviados pela sonda americana Pathfinder em 1997 e exposta pelo cientista da Nasa Albert Yen na revista britânica “New Scientist”.

Muitos cientistas defendem a hipótese de que a cor da superfície do planeta se deve à oxidação do ferro presente nas rochas, provocada pela antiga presença de lagos e rios ou até mesmo mares.

Mas os experimentos realizados por Yen no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, na Califórnia, explicou o próprio cientista, demonstraram que para obter o óxido de ferro que dá ao planeta sua cor característica não é necessária a presença de água, basta expor aos raios ultravioletas rochas que contêm ferro, submergindo-as em uma atmosfera com os mesmos gases presentes em Marte, com temperaturas de até 60 graus abaixo de zero.

Os vales presentes em todo o planeta indicam que seguramente houve água sobre Marte no passado, mas talvez ela tenha sido um elemento secundário na transformação química da superfície do planeta.

Voltar ao topo