EUA

Furacão Irene apresenta ventos de 128 km/h

O epicentro do furacão Irene se move pela costa do Atlântico, nos Estados Unidos, ontem, mantendo a maior parte de sua força, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Companhias do setor energético afirmaram que mais de 862 mil consumidores estão sem eletricidade na Carolina do Norte e na Virgínia. Às 18h (de Brasília), o NHC informou que Irene estava com ventos máximos sustentados de 128 quilômetros por hora, um pouco mais fraco que no comunicado anterior, que registrava ventos de 136 quilômetros por hora.

O furacão estava 80 quilômetros a sul-sudeste de Norfolk, na Virgínia, e a 550 quilômetros da cidade de Nova York. Foi retirado um alerta de furacão para a área ao sul de Cape Fear, na Carolina do Norte.

A tempestade manterá força de furacão ou estará perto disso enquanto se move rumo à New England, afirmou o NHC. Já foram confirmadas quatro mortes relacionadas ao furacão nos Estados Unidos.

Até agora, o furacão já deixou mais de 862 mil consumidores sem eletricidade, informaram companhias neste sábado. A Dominion Resources contabilizou na tarde do sábado mais de 584 mil de seus clientes sem energia, no sudeste da Virgínia e na Carolina do Norte. A Progress Energy informou sobre 278 mil pessoas sem energia, sobretudo na Carolina do Norte. As informações são da Dow Jones.